Definição
O intestino neurogênico é uma condição que afeta o processo fisiológico para o armazenamento e a eliminação de resíduos sólidos de alimentos não-digeridos. Após uma lesão medular, há uma dificuldade de o sistema nervoso controlar a função intestinal da mesma maneira como fazia antes. Normalmente, o processo digestivo é controlado a partir do cérebro por reflexos e ações voluntárias. A instalação da lesão medular interfere no processo digestório, bloqueando as mensagens que partem deste sistema para o cérebro e deste pela medula espinhal, de volta para o intestino. Portanto o nível e gravidade da lesão medular irão determinar em como e o quanto afetará a função intestinal.
Principais causas
O intestino neurogênico pode ser decorrente de algumas doenças, de uma lesão ou de um defeito congênito que afeta o cérebro, a medula espinhal ou os nervos que se dirigem ao intestino, seu esfíncter ou a ambos. Nas crianças, a causa mais comum é um defeito congênito da medula espinhal como, por exemplo, a espinha bífida que provoca o comprometimento dos segmentos espinhas. A interrupção da continuidade dos nervos determina, também, alterações do controle intestinal. Nas lesões de nível mais alto (cervical e torácico) o distúrbio está, principalmente, relacionado com inatividade da parede intestinal e nas lesões mais baixas (lombares e sacras) com incontinência. Em outras palavras, as crianças dependentes de cadeira de rodas são mais propensas à constipação crônica e as com paralisia apenas dos pés a eliminação acidental de fezes. A mielomeningocele (protrusão da medula espinhal através das vértebras) e o megacolo, são outras doenças que provocar essa alteração no intestino. (5)
As causas mais comuns são as lesões ou um distúrbio (esclerose múltipla) que afetam a medula espinhal. (5)
Tipos de intestino neurogênico
Intestino neurogênico reflexo (ou espástico)
Geralmente o intestino reflexivo é resultante de lesões altas na medula, no nível cervical (pescoço) ou torácico (tórax). Em que são interrompidas as mensagens entre o cólon e o cérebro que são retransmitidas pela medula espinhal. Abaixo da lesão, os reflexos intestinais continuam sendo controlados pela medula espinhal. Isto significa que embora não sinta necessidade de eliminar as fezes do intestino, ainda há a peristalse reflexa. A presença de fezes formadas no reto pode desencadear um reflexo de movimento intestinal sem aviso. Entre os movimentos intestinais, o esfíncter anal permanecerá fechado e o seu cólon responderá a uma estimulação retal digital e a medicações estimulantes com peristalse reflexa que expulsará as fezes para fora. (24)
Intestino neurogênico arreflexo (ou flácido)
Já no intestino arreflexivo ou também conhecido como intestino flácido geralmente é resultado de uma lesão na extremidade inferior, no final da medula espinhal (ao nível lombar ou sacral) ou nos ramos dos nervos que se dirigem para fora do intestino. Resultando em redução da peristalse e redução do controle reflexo do esfíncter anal. Nesta situação, o intestino não é controlado pelos reflexos vindos da medula espinhal. O paciente pode não sentir necessidade de eliminar as fezes, e o seu reto poderá esvaziar-se facilmente, por si mesmo. A localização da lesão medular tem muito a ver com o programa de educação intestinal que melhor se adaptará em cada caso. (24)
Por:Autor Desconhecido.
Por:Autor Desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário